top of page

Um país "uauuuuu"!!! E para amantes da natureza e de aventura, as opções são "quase infinitas".

 

Fiz um pequeno brainstorm... porque foi a melhor maneira que encontrei para "resumir" a Noruega em poucas palavras.

Treking, hiking, kayaking, biking, flying, "just walking" or shopping. E muito mais.

Design, Munch, Vigeland, portos, mercado de peixes. Cabeça de bacalhau tem lá também!

Frio, vento, chuva, algum sol, inclusive o sol da meia-noite, aurora boreal, fiordes, lagos, parques. Natureza "na veia".

NORUEGA

Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.

Noruega em 11 dias

 

Desde que vi na TV, ainda na década de 80-90 (já nem lembro mais), um programa sobre os fiordes noruegueses, meti na cabeça que queria conhecê-los ao vivo e a cores. Porque os "confins" do nosso mundo me atraem! Agora quero ver quando vou conseguir resolver o novo "problema": aurora boreal, porque já meti na cabeça também.

 

E na Noruega não tem como se decepcionar. Mas as distâncias são maiores do que eu pensava então, priorizar é um ótimo ponto de partida. E como comigo o percurso é Do It Yourself, vou falar de algumas opções que você tem, mas mais que isso, meu "roteiro interativo", porque Noruega não é só para "ver", tem que "tocar"!

 

Como organizar sua viagem - minha sugestão:

 

1. Fiordes, sol da meia-noite e aurora boreal: não dá pra ver de uma vez só.

Antes de mais nada, defina o que você tem vontade de conhecer na Noruega. Assim você já terá uma ideia da estação do ano em que deverá estar por lá. Os dias de verão (agosto) deste ano, por exemplo, não superaram 25 graus, mas pode chegar a 30, como nos contaram por lá.

2. Turismo tradicional ou um pouco de aventura?

No meu caso, o foco eram os fiordes e sabia que queria "interagir" com a natureza, portanto fazer alguma atividade junto aos fiordes. Sendo assim, nada de passar batido pelos lugares, mas dormir 1 a 2 noites. Este foi o principal motivo de ter sido descartado qualquer pacote de viagem.

Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.

3. Hora de abrir o guia: o que conseguimos visitar em 10/11 dias?

Preikestolen (Pulpit Rock), Flam, Geirangerfjord (Patrimônio Mundial da UNESCO).

Além das paradas obrigatórias: Oslo e Bergen. E a fofa Alesund, que também entrou no nosso roteiro.

 

             6 "paradas" em 11 dias. É uma boa conta!

Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.

4. Hora de viabilizar o roteiro e para tal, saiba que você dispõe de: estradas, trens, ônibus, barcos, navios, aviões!

 

Então por que nossa viagem foi legal?

Porque teve de tudo um pouco. Vimos fiordes desde cima, porque para chegar ao Preikestolen* (Pulpit Rock) fizemos um hiking de aprox. 2h para subir e um pouco menos para voltar.

 

Mas também vimos desde baixo, porque em Flam fizemos um tour em kayak com direito a "tchgurfff"! Que frio!

 

E vimos "desde dentro", porque circulamos por fiordes noruegueses em navio, até um"beco sem saída" chamado Geirangerfjord.

 

*Passeio semelhante é Trollstigen, mas esse hiking leva 6h e escolhemos um menos puxado.

Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.

Nosso roteiro - Onde dormimos - Lugares que comemos que valem a pena - Lugares que visitamos que valem a pena

 

 

Trajeto 1: Oslo a Stavanger

avião Norwegian

 

Stavanger vale um passeio pela pequena cidade, muito bonitinha, mas o ponto alto é o hiking ao Preikestolen (Pulpit Rock).

 

Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.

Para tal, chegamos no porto 8:55h para pegar o ferry (92 NOK) até Tau às 9h.

Fique tranquilo: bilhetes são pagos dentro do barco e aceita cartão de crédito. A viagem dura aprox. 35min.

 

Já na saída do barco está o ônibus (150 NOK, não aceita cartão de crédito) que te levará até Preikestolen, aprox. mais 30min.

Você compra as passagens diretamente com o motorista, para tal tenha em mãos dinheiro local (NOK).

 

Não se paga entrada para subir ao Pulpit Rock. Portanto, agora é só seguir as setas, ou o fluxo de pessoas, e subir! Levamos aproximadamente 2h para subir e um pouco menos para descer.

 

No mesmo local em que o ônibus te deixou, ele te levará de volta a Tau, ao final do passeio. Os horários estão disponíveis no local. E em Tau, o ônibus te deixará no mesmo local onde você pegará o ferry, novamente à Stavanger. Mais fácil que isso... uhmmm... não tem!

 

Saiba que: você pode fazer todo o passeio com carro alugado, desde Stavanger, mas não vale a pena alugar um carro só para isso.

 

Trajeto 2: Oslo - Flam - Bergen

trem NBS

 

O passeio completo até Bergen é lindo, uma das viagens mais bonitas do mundo em trem.

 

Dividimos o trajeto em 2, para pernoitar em Flam: trecho 1 de Oslo a Flam e 2 trecho 2 de Flam a Bergen.

 

Fique atento!

Trecho 1: existe uma troca de trem em Myrdal, ou seja, o trajeto real é: Oslo - Myrdal - Flam. Vem descrita na passagem.

Trecho 2: existe uma troca de trem em Voss, ou seja, o trajeto real é: Flam - Voss - Bergen. Esta troca de trem não estava descrita na nossa passagem, mas fomos avisados e tudo correu muito bem.

 

Você deve imprimir todos seus trechos na estação de Oslo.

 

Saiba que: sentar na direção que anda o trem e no lado esquerdo é mais interessante. E também, a viagem é mais surpreendente no sentido Oslo a Bergen, porque a beleza da paisagem aumenta com o decorrer do trajeto..

 

Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.

Flam

 

Minúscula "vilinha", na "boca" de um fiorde, que fica "escondida" pelo cruzeiro que "estaciona" por lá durante o dia (não tem lugar para mais que um navio), mas depois das 17h, quando os navios partem, a "mini-Flam" volta a ganhar vida.

 

Vale a pena dormir em Flam se você quiser fazer um tour em kayak, por exemplo. Recomendo o mergulho durante o passeio, você verá onde. Sensacional! Tem uma fotinho aí embaixo.

 

Existem também opções de trekking ou, o que fiquei com vontade de fazer e não fiz, ir de Flam a Myrdal em trem e alugar em Myrdal uma bike e descer até Flam novamente. São 20Km de descida e visual sensacional. E a bike você pode deixar em Flam mesmo. Ufa!

 

Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.

Onde dormir em Flam: Flamsbrygga Hotel

 

Onde comer em Flam: Bakkastova, ao lado do hotel Fretheim. Imperdível esse pequeno café/restaurante. Muito típico é o goat cheese, o queijo é caramelizado. Está na foto acima. Nunca havia provado algo parecido. O café está aberto até às 18h.

 

Saiba que: a maioria dos restaurantes onde "desaguam" os turistas dos cruzeiros são ridiculamente caros pelo que servem, ou seja, são incrivelmente ruins pelo que custam. Fique esperto em Flam!

Bergen

 

Cidade com um astral ótimo! Não é capital da Noruega, mas é para muitos, mais divertida. Por isso, pegue um mapa e saia para passear. Caminhe, porque mais que pernas, você não precisará. Algumas horas (4h) em Bergen podem ser suficientes para você dar uma espiada na cidade. 1 dia inteiro é melhor.

 

Imperdível visitar: o mercado de peixes, as casinhas de madeira em Bryggen e pegar o furnicular até Mount Floyen, ainda mais se você tiver a mesma sorte que tivemos e for ver um pôr-do-sol, de um dia em que fez sol.

Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.

Onde dormir em Bergen: Scandic Bergen City

 

Onde comer em Bergen: no mercado de peixes, ainda que você se sinta assaltado, vale a pena a experiência. $$$$

Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.

Trajeto 3: Bergen - GEIRANGERFJORD - ALESUND

navio Hurtigruthen

 

Partimos em navio desde Bergen e dormimos uma noite no mesmo, para fazer o passeio ao tão famoso Geirangerfjord. O dia não estava ensolarado, mas ainda assim é uma viagem imperdível. Afinal, passar por "dentro" de um fiorde é único! Nosso passeio terminou em Alesund, porque escolhemos permanecer no navio e não sair na vilinha de Geiranger, mas existe a possibilidade de seguir viagem em ônibus desde Geiranger.

 

Geirangerfjord

 

Alesund

 

A cidadezinha é um pequeno porto que vale a pena conhecer e que, com certeza, pode ser visitada em algumas horas. É também famosa sua arquitetura Art Nouveau.

Em Alesund você também pode alugar kayak e passear "por conta" ou fazer alguns passeios em barco para visitar fiordes próximos.

Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.

Onde dormir em Alesund: Rica Parken Hotel

 

Onde comer em Alesund: Cafe Lyspunktet

Um lugar fofo, aconchegante e delicioso.

Trajeto 4: Alesund - Oslo

avião Norwegian

 

Oslo

A capital da Noruega é uma cidade meio estranha na minha opinião. Oslo tem diferentes "facetas" que parecem "desconectadas" umas das outras. A cidade conta com locais bastante bonitos (Frogner Parken) e outros bastante interessantes (Aker Brygge), mas ainda assim, senti falta de uma "harmonia" entre as diferentes áreas de Oslo.

 

O Frogner Parken foi o que mais me chamou a atenção em Oslo. Para chegar nele, fomos caminhando tranquilamente desde arredores da Domkirke, próxima à estação de trem. Uma rua interessante para passar é a Bogstadveien, pareceu menos tumultuada e com boas lojas, aos que quiserem fazer comprinhas.

 

O parque é incrível, com muitasss esculturas de Vigeland. Sugiro uma leitura no wikipedia aos mais interessados, mas eu me apaixonei pela obra e consequentemente, pelo parque.

Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.

Visitar a Galeria Nacional para ver o mais famoso quadro de Munch, O Grito. Um passeio relativamente rápido, tranquilo e indolor, muito pelo contrário. Um pouco de arte faz bem, obrigada!

 

A região central de Oslo é bonitinha e agitada. Próximo ao palácio você verá o movimento que falo. Me deu uma sensação de "alvoroço turístico" e não porque é "sempre assim". 

 

Já a região de Aker Brygge mistura turismo com a rotina de quem vive por lá. Um lugar agradável, à beira mar, para uma pequena caminhada, cheio de bares e restaurantes, ainda que bastante caros. A arquitetura dos prédios é deslumbrante, um show de design. Uma Oslo extremamente elitizada e fisicamente isolada. Imperdível.

Onde dormir em Oslo: Park Inn by Radisson ou Citybox Oslo (opção econômica, visto que até o check-in é com máquina)

 

Onde comer em Oslo: Olivia

 

Retornamos a Düsseldorf (Alemanha) com a SAS.

 

Final da viagem! e aí, curtiu?

 

 

Opções que você tem para viajar pela noruega:

 

Norway in a Nutshell, como o próprio site diz, "Norway's most popular tours".

Super prático, mas você precisa se adequar aos roteiros, com alguma flexibilidade. Na home page tem um mapa do lado direito. Coloque o mouse sobre os roteiros e veja no mapa os pontos visitados. Não tem passeio melhor ou pior. Não da para sugerir o mais legal. Para definir seu passeio, você precisará saber o quer visitar.

 

Hurtigruthen são passeios em navios e existem muitas possibilidades. Utilizamos a Hurtigruthen em um de nossos trajetos.

 

 

Jogo-rápido sobre a Noruega:

 

- empresas aéreas que talvez você não conheça: Norwegian, SAS (links acima)

 

- comer na Noruega é caro, mas é muito caro. A menos que você queira encarar fast food. Não sendo esse o caso, no seu orçamento de viagem, considere como "média razoável" 500 NOK/casal/refeição. Um jantar muito bom, com taça de vinho e não garrafa, 1100 NOK/casal. E daí pra mais.

 

- bebida alcoólica é cara, mas a água da torneira é gratuita e potável. "Nunca antes na minha vida" havia enchido garrafa de água na torneira da pia do banheiro de um quarto do hotel.

 

- hotéis não fogem dos preços que tenho visto na Europa, com exceção de Flam, que pratica preços "suiços". $$$$

 

- Oslo, Bergen e Alesund são totalmente "andáveis a pé".

Por isso, avalie bem os diferentes "cards" que você pode adquirir que dão direito a transporte, descontos em entradas de museus etc etc etc. Eu nunca os compro, porque amo e não me canso de andar.

 

- dica do motorista do tranvia em Oslo: comprar os bilhetes nas lojas "7 Eleven" que são mais baratos que comprar-los diretamente com ele, o motorista. No meu caso, a dica fica pra próxima.

 

- "Oslo está insegura". Ouvimos isso de 2 moradores. Tem mendigos, pedintes e muita imigração. Não vi nada demais acontecer, mas vale a pena tomar um pouco de cuidado. Não basta estar no país mais desenvolvido do mundo, precisa "ficar esperto sempre"!

 

- aeroporto de Oslo: tem metrô para o centro da cidade, um mais rápido e mais caro, outro você já sabe: mais lento e mais barato. No caso, foi esta a opção que escolhemos, porque 30min de percurso não chega a ser tanto tempo assim. Está tudo bem indicado e comprar o bilhete na máquina automática é "melzinho na chupeta".

 

- também existe o flybuss, ônibus que conecta as cidades com os respectivos aeroportos, e vice-versa.

 

- Sabendo inglês, você passa pela Noruega sem sofrer.

 

- um excelente site, que vale por um guia: http://www.visitnorway.com/br/

 

 

Minha dica pessoal:

se tivesse mais tempo, faria a viagem alugando um carro. E mesclaria com navio, trem e tudo o mais.

Mas o carro te da uma liberdade incrível para explorar ainda mais a Noruega! E ela "pede": vem que tem!!!!

Anchora 2: jogo rapido Norway
Anchora 3: roteiro Norway
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.

Por que não fizemos com o Norway in a Nutshell: Oslo - Stavanger?

Porque levaríamos mais tempo e nosso objetivo era apenas o hiking ao Pulpit Rock. A paisagem da Noruega que queríamos ver estava "mais adiante".

 

Onde dormir em Stavanger: Myhregaarden Hotel (Nygata 24, a 2 minutos a pé até o porto para pegar o ferry).

Ficamos 2 noites porque o hiking durou das 9h - 17h (hotel - hotel).

 

Onde comer em Stavanger: Thai Cuisine $$$

 

Retornamos a Oslo em avião.

Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Anchora 1: navio
bottom of page