top of page

Lembre-se que a Espanha é um país que dorme e acorda tarde!

Não se preocupe em sair às 8h da manhã do hotel para "bater perna", mas "preocupe-se" em ficar até às 11h da noite (ou mais, por supuesto!) na rua curtindo! E pela manhã, lá pelas 10h, as cidades abrem as suas portas, os museus abrem um pouco antes!

O ponto de partida que vou sugerir é a estação Atocha, por estar muito bem localizada e servida por todos meios de transporte, além de seu entorno cultural.

Atocha é uma construção de 1892 e contou com, entre outros arquitetos, Gustave Eiffel em seu projeto!

 

Com apenas 1 dia em Madri, aproveite para estar na rua e não apenas dentro de museus! Mas se você quiser dar uma passadinha em algum, saiba o que buscar. Dica: busque pelas obras raras ou veja no link arte algumas sugestões do que ver.

 

1 - Atocha, saída pela Avenida Ciudad de Barcelona.

Obs.: tem outra saída que dará teoricamente ao lado do Museu Reina Sofia, para tal você deverá passar pelo "jardim de inverno", que merece uma passadinha, dentro da estação. 

 

2 - Seguir direção Paseo del Prado e já entrar na Calle Claudio Moyano e aproveitar para ver a feirinha de livros usados na Cuesta Moyano que terminará na Puerta del Ángel Caído, uma das entradas ao parque.

 

3 - No Parque de El Retiro, buscar pelo Palacio de Cristal e de Velázquez e pelo lago. Sendo primavera, há um rosedal que fica maravilhoso. Você poderá sair pela Puerta de España, se desde o lago, seguir pelo Paseo Argentina.

 

4 - Ao sair do parque pela Calle de Alfonso XII, seguir à esquerda direção El Casón del Buen Retiro. Pegar a rua Felipe IV, passar ao lado do Museo del Prado até chegar no Paseo del Prado. Passar na frente do museu e também do Real Jardín Botánico, do outro lado do estará o Caixa         Forum com seu jardim vertical. Voltar ainda pelo Paseo del Prado e passar pela Fuente de Neptuno,Museu Thyssen-Bornemisza, Museo Naval até chegar no Palacio de Cibeles, atual Centro de Informação Cultural e de exposições chamado CentroCentro, que merece uma visitinha! Tem um mirador que pode ser visitado a €2,00.

Búscate la vida - Viajar e conhecer Espanha.
1 + 1 dias

 

dia 01:

 

1 - Comece o dia com uma visita ao Museu Reina Sofia, onde você deve ficar no mínimo 2h. Se você for pela Estação Atocha até o museu, deverá passar pelo "jardim de inverno" que existe dentro da estação para já sair, praticamente, ao lado do museu. Você provavelmente entrará pela lateral do museu, passando pela Biblioteca e "dando de cara" com a escultura Pincelada de Roy Lichtenstein. E por favor, não perca o enorme móbile de Alexander Calder, bem como a escultura de Miró no jardim deste atual museu, mas antigo hospital.

 

2 - O restaurante do museu é muito bom (Singularis - necessário reserva). 

 

A 5 minutos do museu também tem o Phuket Thai, um restaurante tailandês, sem luxo, mas bem ajeitadinho e a comida é deliciosa! Calle de Atocha, 115.

 

3 - Daqui pra frente, você pode seguir o sugerido acima (itens 1 ao 9), adequando o tempo àquilo que você tem vontade de ver e fazer!

 

4 - Para fechar o dia em grande estilo, faça uma reserva no restaurante do terraço do CentroCentro ou do Círculo de Bellas Artes (Azotea del Círculo) ou se quiser seguir mais relaxado vá até o Mercado San Miguel, conforme sugestão acima (item 10.)

 

 

dia 02:

 

1 - Comece o dia com uma visita ao principal museu do Triângulo de Ouro ou Triângulo das Artes. No Museu del Prado é muito fácil esquecer-se do tempo e 3h se passaram "chispando". Por isso, se quiser um passeio mais tranquilo, um pouco mais adiante está a 3ª peça do Triângulo de Ouro, o Museu Thyssen-Borniemisza (aprox.1:30h de visita).

 

2 - Você poderá almoçar no bairro de Huertas onde tem uma variada oferta de restaurantes e bares de tapas. Faça uma busca na internet por el tenedor huertas madrid. Ou vá em direção a Plaza Mayor e busque pelo Mercado San Miguel para almoçar (Veja o que escrevo no item 10 acima.). São 20 minutos caminhando desde Huertas  (ref. Calle Huertas) até o mercado e não vale a pena pegar o metro.

 

3 - Aproveite o resto da tarde para passear pela região do Palacio Real  (Veja o que escrevo no item 11 acima.). São 25 minutos caminhando desde Huertas  (ref. Calle Huertas) até o palácio e não vale a pena pegar o metro.

 

4 - De acordo com seu tempo, você pode seguir em direção a Plaza de España e chegar no final da Gran Vía, onde muito próximo tem a loja da National Geographic com exposições pequenas, mas muito interessantes e um Café, muito bem avaliado, onde você poderá lanchar ou jantar. Aproveite para andar um pouco mais pela Gran Vía, principalmente se já estiver anoitecendo.

 

5 - E se for o caso de fechar com chave de ouro, busque um restaurante no bairro Salamanca, para sair um pouco do "circuito Gran Vía". 

 

No bairro Salamanca, fui e gostei: Pandelujo (favorito)Inari (japs)Álbora (mais carinho)Wagaboo (fun eating). E Taverna Buenaventura (típico espanhol, calle Hermosilla, 69 - fechado 2ª feira).

 

Mas se quiser, faça uma busca na internet por: restaurantes Madrid top 10. Ou utilize sites de busca como Tripadvisor ou Via Michelin.

5 - Neste ponto, seguir a esquerda pela Calle de Alcalá, sem deixar de prestar atenção no Banco de Espanha na esquina contrária ao CentroCentro. Também verá o Instituto Cervantes, a Iglesia San José (barroca) e o Círculo de Bellas Artes, onde você também tem a opção de subir no último andar (azotea) para ter uma vista da cidade por €3,00. Verificar horário!

Todos estes lugares: CentroCentro, Instituto Cervantes e Círculo Bellas Artes também tem exposições bastante interessantes e mais baratas que as entradas de museus. Confira as programações e horários nos respectivos sites.

 

6 - Com certeza, a estas alturas, você já terá visto o Metrópolis! Então, siga o passeio pela Gran Vía. Se quiser parar para uma cerveja, tem o Museo Chicote! Se quiser fazer um lanche, tem o Vitamina (Gran Vía, 16). E se ainda tiver pique, deixe para tapear no Mercado San Miguel, ao lado da Plaza Mayor.

 

7 - Na altura do metrô Gran Vía, preste atenção no prédio da Fundación Telefónica e se quiser, veja qual exposição temporária está acontecendo. 

 

8 - Você pode entrar na Calle Fuencarral para sassaricar num pequeno paraíso de compras. E para quem tem um estilo "alternativo", visite o Mercado Fuencarral. Quando você perceber que diminuiu a quantidade de lojas e de gente, volte para a Gran Vía, mas volte pela Calle Hortaleza, paralela, e pare no Oita Café para comer um docinho com um café!

 

9 - na Gran Vía, à direita, seguir direção metrô Callao e então pegar a Calle Preciados até Puerta del Sol, marco zero da cidade. Não deixe de ver a popular estátua de El Oso y El Madroño. Esta região é um ponto forte de comércio, muitas lojas, El Corte Inglés, Fnac, livrarias, etc. Também dá pra perder-se um pouco por aí se quiser! 

Madri imperdível : UM dia inteiiiiiro, até o final!

O "ideal" são 3 dias inteiros, no mínimo.

1 + 1 + 1 dias

 

dias 01 e 02: conforme as sugestões de "1 +1 dias".

 

dia 03: você precisará de metro!

 

1 - Conhecer a Puente de Toledo.

  • metrô: Pirámides (linha verde)

Esta ponte que passa sobre o Río Manzanares, é barroca e foi construída no séc.XVIII. No centro dela encontram-se as imagens dos padroeiros da cidada, Almudena e San Isidro. A paisagem é linda e talvez você se anime a fazer uma pequena caminha! Muito próximo está o Estadio Vicente Calderón.

 

2 - Conhecer a Plaza de Toros de Las Ventas. 

  • metrô: Ventas (linha verde ou vermelha)

 

3 - Visitar o Museu Sorolla.

  • metrô: Ruben Dario (linha verde)

O museu é a antiga casa onde ele (Joaquín Sorolla) viveu, super aconchegante com um lindo quintal. É uma visita não tão extensa por ser este um museu pequeno, mas as obras de Sorolla valem a pena. É conhecido como um pintor impressionista, ainda que esta definição precise ser amadurecida.

 

4(a) - Você pode comer no Wagaboo (Paseo del General Martínez Campos, 26), a 2 minutos do museu. Ou ir diretamente ao bairro Salamanca, tapear no Bar Jurucha (Calle Ayala, 19). Aproveite para passear pelas ruas chiques do bairro de Salamanca: Calles José Ortega y Gasset, Serrano, Lagasca, Ayala, Don Ramón de La Cruz... Veja mais sobre compras em Madri no meu blog.

 

4(b) - Outra opção é ir para outros bairros, bastante mais alternativos, La Latina e Lavapiés.

  • metrô: La Latina (linha verde)

  • metrô: Lavapiés (linha amarela)

 

Os bairros são vizinhos e é possível ir caminhando. Você terá muitas opções em ambos para comer ou tapear. São bairros onde vivem muitos imigrantes, estão "menos" conservados, é uma outra realidade madrileña. Lavapiés tem algumas galerias nas ruas e entre os dois bairros tem a Plaza de La Corrala. 

Se você tiver interesse, sugiro uma busca na internet por o que ver lavapies madrid ou o que ver la latina madrid.

 

5 - Visitar o Estádio Santiago Bernabéu, do time do Real Madrid.

  • metrô: Santiago Bernabeu 

 

6 - Fazer os passeios de 1 + 1 dias visitando os 3 principais museus de Madri: Museo del Prado, Museo Reuna Sofia, Museo Thyssen- Borniemisza. Sugiro ainda aos "super-cult": Museo Sorolla e exposições temporárias do Caixa Forum e da Fundación Mapfre.

 

7 - Uma tarde de compras! Clique aqui.

1 + 1 +1 + 1 dias

 

dias 01, 02 e 03: conforme as sugestões de "1 + 1 + 1 dias".

 

 

dia 04: escolha uma cidade e faça um 

Deixo aqui minhas cidades favoritas, bem como o tempo aproximado de viagem em trem desde Atocha.

Para saber mais, clique sobre bate-volta Madri. E os horários dos trem buscar em links úteis - RENFE.

 

  1. Toledo: 33min (Trem Renfe Media Distancia)

  2. Segóvia: 30min (Trem Renfe Media Distancia)

  3. Córdoba: 1h42min (Trem Renfe Larga Distancia)

  4. Cuenca: 51min (Trem Renfe Media Distancia)

  5. Ávila:1h 24m (Trem Renfe Media Distancia)

  6. Aranjuez: 40-50min (Trem Renfe Cercanías linha C3)

 

Se for inverno, não esqueça que você pode tirar o dia para esquiar! Puerto de Navacerrada está a 2h de Madri em trem Cercanías.

Link  com "estações de esqui" em festas ou quando ir.

 

 

Outras pequenas dicas sobre Madri:

 

Encontre Miró pelas ruas:

  • Museu da Escultura ao Ar Livre no Paseo de la Castellana esquina com Calle Juan Bravo.

  • Fachada do Palacio de Congresos no Paseo de la Castellana esquina com a Avenida del General Perón.

 

Lembre-se que Madri tem o Museu del Traje, Museu de America, Museu Naval, etc.

 

Uma vista bonita com por-do-sol? Termine a tarde no Templo de Debot e espie desde longe o Palacio Real.

 

Loja de balas, etc, de 1915, chamada La Violeta. Está na Plaza Canalejas 6, a 2 minutos da Puerta del Sol.

 

Fui e não gostei messsssmo: Mercado El Rastro, no bairro La Latina. É a maior muvuca, um monte de barraquinha "made in China" dispersando o que tem de legal para ver e comprar. E as lojas legais, que são os antiquários, podem ser visitadas qualquer dia da semana porque não fazem parte da feira. 

Búscate la vida - Viajar e conhecer Espanha.

Visualize parte do trajeto no mapa:

Búscate la Vida
- Puerta del Sol
Búscate la Vida
Búscate la Vida
Búscate la Vida
Búscate la Vida
Búscate la Vida
Búscate la Vida
Búscate la Vida
Búscate la Vida
Búscate la Vida
Búscate la Vida

10 - Desde a Puerta del Sol, seguir pela Calle Mayor até a Plaza Mayor. Neste trajeto, procure a Chocolatería San Ginés, famosa por ter os melhores churros y porras con chocolate de Madri! Mas fique atento, está escondidinha num "pseudo-beco", logo antes de chegar na Plaza Mayor! E chegando na Plaza Mayor, tome um tempo por lá. Tem um Centro de Turismo que pode ser útil! 

 

Plaza Mayor tem 4 saídas, saia pela parte oeste para chegar no Mercado San Miguel  e alí sim, se perder no meio das tapas deliciosas! Não se assuste, nem se estresse, escolha o que quiser comer e vá "pulando de bar em bar", sem pressa, em pé mesmo, porque, geralmente, tem bastante gente e poucos lugares livres para sentar! O Mercado San Miguel pode se dizer que é um grande bar. Prove as tapas de azeitonas, as croquetas, os pimientos de padrón (Cuidado! ¡Unos pican, otros no!), langostinos a la plancha... Tudo acompanhado por uma taça de vinho branco (prove a uva verdejo) ou tinto (escolha entre Ribera ou Rioja). "Una copa de Ribera, por favor!"  E estará no paraíso!

 

11 - Deste ponto você já não estará tão longe do Palacio Real, que ainda que não queira entrar, vale a pena andar pela região, porque além do palácio, tem a Plaza de Oriente e a Catedral de Almudena (Almudena é a padroeira de Madri). A catedral é muito bonita por dentro e o Teatro Real.

Sobre o Palacio Real, se você tiver tempo, merece uma visita. Falando por mim, acho as salas do Palacio Real incríveis. Além de suntuoso e imponente, tem uma mistura de estilos sem fim, que chega a ser divertida e extravagante. (No mínimo 1 hora de visita, sem entrar numa outra parte do palácio reservada a armaduras, roupas, armas).

 

12 - Perto do Palacio Real, na Calle Bola, no Restaurante La Bola, você poderá comer um dos melhores cocidos de Madri! No inverno é uma excelente opção.

 

Ou buscar pela Calle de los Cuchilleros, e comer no Botín, segundo Guiness Book, o restaurante mais velho do mundo! Em ambos casos, melhor reservar.

Búscate la Vida
Búscate la Vida

Confira todos os links de museus, etc que estão em

"arte&cultura".

bottom of page