top of page

País Vasco,

 

onde está a cidade litorânea de San Sebastián, que considero a mais linda do norte da Espanha, e a 45min desta a também encantadora Biarritz, na França. Isso já valeria um passeio, mas ainda tem Vitoria, Bilbao e Zarautz. 

 

Visitar: As cidades acima descritas e no trajeto em direção à Cantabria, você pode passar por Guernica, famosa pelo quadro homônimo de Picasso que retrata o bombardeio desta cidade durante a Guerra Civil Espanhola. Este quadro é a principal obra presente atualmente no Museu Reina Sofia em Madri.

Em San Sebastián não deixe de passear pela orla da praia La Concha, contornar caminhando o Monte Urilla e subir em furnicular o Monte Igueldo.

 

Onde comer: Sagartoki (Vitoria), La Viña (San Sebastián; Comer o peixe rape e a torta de queijo absulutamente sensacional!).

 

Onde Dormir: Chambres d'hôtes Nere Chocoa (Biarritz, França).

Cantabria,

 

além dos Picos de Europa (pegar teleférico em Fuente Dé) que são uma opção maravilhosa para trekking, caminhada, senderismo, como queira chamar, você pode conhecer Santander que é uma cidade linda, quase tanto quanto San Sebastián. Na Cantabria tem o pueblo mais precioso da Espanha na minha opinião, e se chama Castro Urdiales.

 

Visitar: Castro Urdiales e seu forte do séc. XII, praia de Ostende, Santander e sua famosa praia Sardinero, San Vicente de La Barquera e a famosa Cueva de Altamira (só se pode vistar uma réplica), Comillas e a famosa casa projetada por Gaudí chamada El Capricho, Santillana del Mar e Picos de Europa.

 

Onde comer: Lacierbanata (Castro Urdiales), Casa Silvio: comer o peixe San Martin (Santander), Bar El Estanco (Santillana del Mar).

 

Onde dormir: Hotel Azul de Galimar (San Vicente de La Barquera).

Asturias,

 

tem uma paisagem incrível, como na Cantabria. E também conta com pueblos charmosos como Cudillero. É muito famosa pela sidra, que é um fermentado do suco de maçã, é refrescante e tem baixo teor alcoólico (4 a 6 graus). Ótima no verão!

 

Pode visitar: Lagos de Covadonga na parte asturiana dos Picos de Europa, Cangas de Onis, Ribadesella, Gijón, Oviedo, Cudillero, Luarca. 

 

Onde comer: Casa Fernando: comer chorizo a la sedra e a torta de queijo (Gijón), El Ancla: comer peixe sargo e croqueta de cecina com queijo (Cudillero).

 

Onde dormir: Hotel Granda (Cangas de Onís), Hotel Sol de La Blanca (Cudillero).

Galícia,

 

começamos a explorar a região pela praia de Las Catedrales e seguimos por Santiago de Compostela, ponto de partida e/ou chegada de milhares de peregrinos que se atrevem a fazer o "caminho de Santiago". A energia "brota" das ruas e há muita emoção em todo o entorno de sua belíssima Catedral. O úlitmo dia na Galícia não poderia ser melhor no charmosíssimo pueblo de Allariz. Outro da minha lista de favoritos.

 

Visitar: Las Catedrales - atenção com o horário da maré!, Ortigueira, Ferrol,  Fisterra e a praia Langosteira, Santiago de Compostela, O Grove e as praias Lanzada e Area Grande e a ilha La Toja, Baiona, Vigo, Ilhas Cíes ou Ilhas Ons, Allariz. 

 

Onde comer: Vinoteca e Jamonería El Galícia (Ribadeo), Cafetería Alameda (Ortigueira), Restaurante Calafigueira: comer chipirones a la plancha e a torta Santiago (Fisterra), Bar Orense: comer o queijo tetilla (Santiago), Bar Gato Negro: comer empanadas gallegas (Santiago).

 

Onde dormir: Hotel El Castaño del Dormilón (Ortigueira), Hotel A Langosteira (Fisterra), Hotel Torre Lombarda (Allariz).

Castilla y León, 

 

Nesta Comunidade Autônoma encontramos 2 das 3 igrejas góticas do séc. XIII da Espanha, entre outros monumentos. A Catedral de León foi construída em apenas 50 anos e sua arquitetura é arrojada, porque abriu mão de uma "estrutura pesada" que sustentasse a Catedral e trabalhou os arcos típicos de estilo gótico, deixando mais oportunidade para maior leveza das paredes e por isso está repleta de vitrais! É linda! 

 

Visitar também em León: Parador - antigo Convento de San Marcos, andar e ir de tapas pelo bairro Húmedo (compreende a Calle Ancha, La Rúa, Las Cercas e Caño Badillo), Casa Botines - também obra de Gaudí e o Museu de Arte Contemporáneo de Castilla y León (MUSAC).

 

Visitar também em Burgos: Plaza Mayor e a Casa Consistorial, Plaza de Santa María, Puente de Santa María, muralhas, etc.

 

Se tiver tempo, visite em Astorga o Palacio de Gaudí.

Búscate la vida - Viajar e conhecer Espanha.

visualize o trajeto no mapa:

 

Sobre o roteiro:

 

Sugestão dormir em: Vitoria, San Sebastián, Castro Urdiales, Santander, San Vicente de La Barquera, Cangas de Onís, Gijón, Cudillero, Ortiguera, Fisterra, Santiago de Compostela, O Grove, Vigo, Allariz, León e Burgos.

 

E mais:

  • dormir 2 noites em Santiago de Compostela

  • se não tiver curiosidade por visitar as Islas Cíes, não ir até Vigo. Aproveitar mais tempo em Biarritz ou León.

Clique sobre as fotos para ver mais.

Veja o mapa com sugestão de trajeto no final desta página!

Onde comer: buscar opções no bairro Húmedo (León).

Veja o link de um pequeno mapa.

 

Onde dormir: La Posada Regia (León).

Norte verde

bottom of page