top of page

gastronomia espanhola

 

TAPAS E PRATOS

O que é bellota?

 

É um fruto parecido a uma castanha portuguesa! Antigamente as pessoas comiam, hoje em dia a prioridade é a alimentação dos porcos ibéricos! A bellota é a responsável pelo sabor diferenciado do jamón ibérico, mas existem diferentes classificações de qualidade de acordo com a alimentação do porco. A melhor qualidade é o jamón 100% de bellota ou pata negra.

Búscate la vida - Viajar e conhecer Espanha.
Búscate la vida - Viajar e conhecer Espanha.
Búscate la vida - Viajar e conhecer Espanha.

Queijos - quesos

 

  • Em Castilha-La Mancha tem o queso manchego (La Mancha = manchego). Flor de Esgueva é uma ótima marca. Em teoria é um queso manchego, mas é produzido em Castilla y León. Aí começam as discussões espanholas!!!

  •  

  • Em Astúrias tem o queso cabrales  e gamonedo , os quais tem denominação de origem protegida. 

  •  

  • No País Basco, o queso idiazabal , também com denominação de origem, sendo este 100% de leite de ovelha.

Azeites

 

A Espanha é o maior produtor de azeites de oliva extra virgem do mundo, sendo Andalucía e Cataluña as principais regiões. Em Andalucía é onde está Jaén (“capital mundial do azeite”), de onde provém os melhores azeites da Espanha. Mas também vimos muitos olivares em Mallorca e descobrimos que o azeite desta ilha é delicioso. Enfim, azeite na Espanha não tem erro!

 

Sugestão: enquanto você esperar seu almoço ser servido, prove o azeite com pão e uma pitadinha de sal! Esses "ingredientes" nunca faltam na mesa de um espanhol!

Jamón

 

As regiões produtoras do  jamón ibérico ("pernil curado") estão no "centro-sudoeste" da Espanha. Destacam-se Extremadura, Salamanca e Córdoba.

 

No Mercado San Miguel em Madri você encontrara um "quiosque" da marca Carrasco que vende pequenas porções do jamón fatiado bem fininho, tal qual deve ser!!! 

 

Dos que eu provei, meu favorito foi o Cinco Jotas  e como achei o site bem informativo, anexei o link no nome. 

 

Ah! É comum comer jamón com melão! Mas prefiro "ao natural"!

Lomo, chorizo y paleta

 

Também tem classificação bellota e são feitos com o lombo do porco, partes selecionadas do porco e a pata dianteira do porco, respectivamente.

 

 

Outros embutidos que você pode encontrar são:

 

  • mojama: atum curado

  • cecina de León: carne de vaca curada

Turismo gastronômico é uma ótima opção!​

 

Quem já não ouviu falar nos famosos pintxo y tapa?

 

Comer em pé, o que para nós seriam "aperitivos", e jogar o palito e o papel amassado no chão e ficar pulando de bar em bar durante a noite... isso é programa bemmm espanhol e tem nome: ir de tapas ou tapear! E meus lugares favoritos para ir de tapas são o Mercado San Miguel em Madri ou o Los Zagalaes em Valladolid! 

 

Mas quero contar sobre a comida espanhola, além das tapas!

 

Espanhol adora dizer que o dele é melhor. É um fato e não uma crítica! Existe uma eterna "competição" entre eles mesmos e a culinária não fica de fora. Acredito que por isso encontraremos muitas comidas que, eu brinco ao dizer, tem nome e sobrenome!

Aí vai a lista que colecionei e que você certamente encontrará nos cardápios:

 

Pratos 

 

  • As fabadas são asturianas. É um prato que lembra remotamente a feijoada, porque é feito com "feijão" branco ou marrom e embutidos de carne e porco.

  • O salmorejo é o de Córdoba! Salmorejo é uma sopa fria de tomate com migalhas de pão, por isso bastante cremosa, entre outras cositas mais! 

  • chuletón é de Ávila! Para os carnívoros, porque o tamanho dessa carne é impressionante! É uma super chuleta! O "ao ponto" espanhol é mal passado! Para comer no nosso "ao ponto", peça "punto más". Ou se quiser comer vivo, peça "poco hecho".

  • cochillo é de Segóvia! Cochinillo é um pequeno porquinho! Adorável de comer!!!!

  • As empanadas são da Galícia! Empanada é o mais próximo a um empadão.

  • O melhor cocido é o de Madri! Cocido é um prato de inverno, sustenta como a feijoada. É feito com grão de bico e carne de porco, chorizo, algo de pão (relleno) e repolho cozido para acompanhar! Antes de tudo, é servido um caldo no qual se cozinhou o cocido.

  • Morcilla! Um embutido a base de sangue de porco, geralmente. A de Burgos é super famosa e tem arroz no meio, mas existem várias outras deliciosas também!

  • Pulpo a la gallega! Você encontrará em toda Espanha este prato típico da Galícia! Polvo fatiado cozido, sobre batatas e salpicado com páprica.

  • Gazpacho: também é uma sopa fria de tomates, um pouco mais ácida que o salmorejo porque não leva pão. Sempre presente no verão, por ser "refrescante"!

  • Chopitos, puntillas, pulpitos: é um pequeniníssimo polvo frito. Como referência de sabor e consistência, parece com lula à dorê.

  • Solomillo ou filette de ternera: carne de primeira, vem "a la plancha", ou seja, "na chapa", não grelhada. Deliciosa! 

  • Croquetas são nossas coxinhas na forma de um croquete! "Croquetas de jamón" são as típicas, ainda que existam outros recheios.

  • Jijas: a carne do chorizo antes de virar chorizo! Lembra a carne moída, mas o sabor é outro. Este prato comi na casa da Tonee e Javi, e da pequena Delia!

  • Também encontrará com frequencia muitos mariscos, que na Espanha são gambas, chipirones, langostinos, calamares, além dos moluscos!!!

  •  Uma paella de mariscos terá camarão, lula e mariscos! Uma paella mista, terá tudo isso e carne também!

Búscate la vida - Viajar e conhecer Espanha.
Búscate la vida - Viajar e conhecer Espanha.

Cocido: (1) carnes e "bolinho de pão" (relleno), (2) grão de bico cozido com batatas e cenoura e (3) morcilla de burgos frita com farinha de trigo.

Búscate la vida - Viajar e conhecer Espanha.
bottom of page