top of page

BERLIM

Minhas pequenas dicas:

 

2 links mais que úteis:

atrações Berlim

museus Berlim

 

Ir a pé, com metrô, com busão...

Berlim se conhece facilmente a pé, para alguns locais você usará o metrô.

 

Pra quem curte uma sacolinha,

o centro comercial mais famoso da Alemanha, foi aberto em 1907: Ka De We

Mas este site tem tudo sobre o mundo das compras: clique aqui.

 

$: Berlim existem muitas opções baratas para comer/lanchar. Já as entradas dos museus são carinhas (€10 - €14).

 

Na night,

posso indicar a Filarmônica. Clique e confira a programção:

 

Para "degustar",

prove as salcichas alemãs (aquelas gigantes que saem para fora do pão, mas que também podem vir cortadas), chamadas bratwurst e tome a maravilhosa cerveja alemã. As de trigo são excepcionais, chamadas Weissbier. Qual delas??? A alemã que tiver! Sem medo de ser feliz!

 

Restaurantes que fui início de 2014 e gostei:

 

  • Oxymoron: maravilhoso, no Hackesche Höfe.

  • Tapas y Más: espanhol

  • Drei Gut: alemão "reinterpretado", perto da rua das compras, Kurfüstendamm.

  • Brasserie La Bonne Franquette: francês

  • Valpiano: italiano

 

Onde dormir: escolha um hotel dentro desta linha azul, ou próximo, que percorre os principais pontos turísticos de Berlim.

 

Sugestões:

  • Grimm's Hotel

  • Winter's Hotel Check Point Charlie

Anchora tops berlim
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.

Sem sombra de dúvidas, Berlim é uma cidade incrível. Interessante, cheia de vida e de opções culturais.

E ao visitá-la, você logo irá notar a quantidade de guindastes, com aquela sensação de que ela ainda está "under construction". 

Passado, presente e futuro que se encontram e fazem de Berlim uma cidade cheia de segredos, de evidências e de surpresas!

Minhas sugestões mesclam um "pouco de tudo", porque essa é a Berlim "multi" que, acredito, ter "renascido" ao pós-guerra. Talvez a cidade mais incrível da Alemanha!

Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.

Top 10 - o que pra mim foi o mais sensacional, depois de alguns dias por lá. As 5 primeiras dicas são "muito" Berlim!

 

  1. Unterwelten: aqui sim, descubra algo mais sobre a guerra através de visitas guiadas super interessantes. 

  2. Hackesche Höfe: antigo bairro judeu e atual região "labirintica" de lojinhas cool e restaurantes. Logo saindo e andando uns metros, você cairá num "beco residencial grafitado", pessoas vivendo e fazendo arte. Enfim, um espaço alternativo, para não dizer quase surreal.

  3. East Side Gallery: o muro a céu aberto, mas as pinturas não são necessariamente da época da guerra. 

  4. Bauhaus Archiv: "Bau + Haus" um estilo que não poderia ter nascido em outro país que não na Alemanha! Uma visita que não é longa e vale muito a pena.

  5. Catedral de Berlim. Suba na torre da catedral para a ver a cidade. Considero bem mais interessante que subir na torre da televisão, localizada na Alexander Platz, além de ser mais rápida a subida e mais barata.

  6. Berlinische Galerie: saiba que galerias são programas tão interessantes quanto museus, ou até mais. Uma pena que esta galeria estárá fechada para reforma até início de 2015.

  7. Museuminsel: Pergamo Museum, Neues Museum, National Galerie. Dica: busque informações sobre os museus antes de programar a visita. Exposições permanentes de museus muitas vezes "se repetem" e pode acabar sendo "mais do mesmo". Se você já andou bastante em museus pelo mundo ou pela Europa, busque ver exposições temporárias ou visite uma galeria.
  8. Helmut Newton Foundation e Museu da Fotografia: para amantes da fotografia, imperdível. Para qualquer pessoa, sensacional.

  9. Hamburger Banhhof: arte moderna é bastante conceitual e você precisará ser open mind para curtir a visita. O local é incrível: uma estação de metrô, chamada Hamburguer, desativada.

  10. Deutscher Bundestag und Bundeskanzleramt: ao menos passar na frente do centro político alemão, ver o parlamento (Bundestag) e espiar onde onde a Kanzlerin Merkel trabalha (Bundeskanzleramt). 

Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.

Mas antes do Top 10, existem os passeios básicos de Berlim. Aquilo que está nas ruas, lugares históricos, monumentos, entre outros.

 

1 dia em Berlim - programa básico! Acorde cedo!

 

manhã:

  • Comece o dia pela Alexander Platz e a torre da TV (Fernsehturm). Aqui tem um Centro de Informação Turística. Não subir na torre de televisão. Deixe para subir na torre da Catedral: é mais bonito, mais rápido e mais barato. Mas não deixe de buscar o prédio da prefeitura, (Rotes Rathaus), muito perto dessa praça.

  • Seguir para a Ilha dos Museus (Museuminsel) e então passear pela Unter den Linden, famosa avenida de Berlim que te levará diretamente à Porta de Brandenburg. 

  • Porta de Brandenburg: ícone de Berlim! Wikipedia conta tudo... Não perca a oportunidade de dar uma espiada no Bundestag e Bundeskanzleramt, já falei um pouquinho deles acima. 

  • Seguir até Postdamer Platz pelo caminho que em outrora estava o muro. No seu mapa provavelmente terá esta indicação.

  • Mas antes de chegar na Postdamer, você encontrará o Monumento ao Holocausto. Ande dentro dele! Sinta-o! Levemente desconcertante, desconfortável, sufocante? Não é mera coincidência!

 

tarde:

  • Enfim Potsdamer Platz (foi dividida ao meio durante a 2ªGM). Perca um tempo para dar uma passeada pelos arredores: encontre o 1º semáforo da Europa, a casa que sobreviveu à 2ªGM (Postdamer Strasse, 05). Dedique um pouco de atenção às obras arquitetônicas: Sony Center (entre e espie a cúpula) e o Quartier Daimler Chrysler. Nesses locais são preservados alguns pedaços do antigo muro de Berlim.

  • Continuar o passeio, agora para visitar o famoso Check Point Charlie!

  • E para finalizar, dar um pulo na Gendarmenmarkt, uma linda praça que no Natal cedia talvez a feirinha mais gostosa de Berlim. Curiosamente, há duas Catedrais, frente a frente, quase idênticas, uma alemã e a outra francesa.

Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.

1 + 1 dias em Berlim

 

manhã:

  • Comece o dia passeando pela East Side Gallery. Provavelmente precisá chegar de metrô ou trem. Pegar trem é tão simples quanto o metrô. Atreva-se se você ainda não o fez! Você pode começar a visita pela ponte Oberbaumbrücke direção centro da cidade, ou vice-versa. Mas percorra o trajeto inteiro, não é tão longo.

 

tarde:

  • Faça um dos programas do Unterwelten (1:30h de passeio) e depois vá visitar o Hackesche Höfe.

  • Você pode voltar a Ilha dos Museus e explorar algum museu.

  • Compras? Ka De We, FriedrichtstrasseKurfürstendamm... Esse link sabe mais que eu: clique aqui.

  • Veja nos Top 10 acima demais opções: agora é hora de adequar a sua viagem ao seu gosto pessoal, dentre as tantas opções que Berlim oferece!

Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
Búscate la vida. Viajar e conhecer o mundo.
bottom of page